Gabarito Oficial: Questão 104 (Cinza), 107 (Azul), 117 (Rosa), 121 (Amarelo, Laranja, Verde)
O cruzamento de duas espécies da família das Anonáceas, a cherimonia (Annona cherimola) com a fruta-pinha (Annona squamosa), resultou em uma planta híbrida denominada de atemoia. Recomenda-se que o seu plantio seja por meio de enxertia.
Um dos benefícios dessa forma de plantio é a
a) ampliação da variabilidade genética.
b) produção de frutos das duas espécies.
c) manutenção do genótipo da planta híbrida.
d) reprodução de clones das plantas parentais.
e) modificação do genoma decorrente da transgenia.
Correção:
Enxertia é um método que consiste na união de duas espécies diferentes. O processo acontece entre uma parte da planta denominada enxerto (ou cavaleiro), que é inserida em outra parte de outra planta (ou outro indivíduo de mesma espécie), que pode ser o sistema radicular ou o caule conhecido como porta-enxerto (ou cavalo). O porta-enxerto é responsável por conduzir minerais pela planta, enquanto que o enxerto é a parte de interesse da planta para continuar o desenvolvimento, sendo também responsável pela condução de substâncias orgânicas produzidas pela fotossíntese à planta enxertada. Os enxertos são oriundos de partes da planta principal que se deseja propagar, enquanto o porta-enxerto, geralmente, utiliza sementes.
Analisando as opções de resposta dada pela questão:
a) Não há aumento da variabilidade genética.
b) O fruto produzido é o da planta híbrida, a atemoia.
c) Sim, não há modificação no genótipo da planta híbrida.
d) Não é objetivo da enxertia.
e) Não ocorre isso na enxertia.
Resposta: c.
Fonte:
SILVA, Priscila da. Enxertia, Infoescola. Disponível em:<https://www.infoescola.com/genetica/enxertia/>. Acessado em 15 de novembro de 2018.
Comentários
Postar um comentário