Cálculo da Nota do ENEM

O cálculo da pontuação do Enem é feito através do sistema Teoria da Resposta ao Item (TRI). Este sistema causa muita confusão, principalmente pelo fato de que o mesmo número de acertos pode resultar em notas diferentes.

O primeiro passo para entender o TRI é saber que ele se baseia em um modelo matemático que avalia a coerência das respostas e a competência do candidato. O objetivo aqui é reduzir a possibilidade de chutes aleatórios. Ou seja, se um candidato acerta as questões mais difíceis, por coerência deve acertar as questões mais fáceis, já que o conhecimento é cumulativo. Assim, um candidato que acertou, por sorte, as questões mais difíceis não terá nota maior do que aquele que acertou apenas as questões fáceis. Lembrando que este sistema considera questões fáceis aquelas em que houve um grande número de acertos e questões difíceis, as que apresentaram poucos acertos.

É importante destacar que o TRI só é utilizado apenas para as questões, já que a redação é corrigida de maneira tradicional. No caso dela, existem os chamados cinco critérios de correção, cada uma deles valendo 200 pontos (a nota da redação vai de 0 a 1000). São eles:

  • Entendimento da proposta da redação e aplicação de conhecimentos de várias áreas na elaboração do texto. 
  • Conhecimento da norma padrão da língua escrita. 
  • Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construir uma argumentação.
  • Capacidade de organizar as informações, assim como selecionar, relacionar e interpretar fatos, opiniões e argumentos na defesa de um ponto de vista. 
  • Elaboração de uma proposta de intervenção para o tema abordado, respeitando os direitos humanos.

Por tudo isso, o processo de correção das provas do Enem é longo e o resultado final demora cerca de dois meses. Segundo o calendário oficial dia 14 de novembro será publicado os gabaritos e os cadernos de questões. No dia 18 de janeiro, haverá a divulgação dos resultados individuais.

Fontes:
https://revistagalileu.globo.com/Vestibular-e-Enem/noticia/2018/11/enem-entenda-como-sua-nota-e-calculada.html, acessado em 10 de novembro de 2018.
https://noticias.r7.com/sao-paulo/enem-numero-de-acertos-nao-determina-nota-da-prova-10112018, acessado em 10 de novembro de 2018.
https://www.terra.com.br/noticias/educacao/enem/entenda-como-funciona-a-nota-do-enem,9c65dfb6437fe5346e5fc2b730d343027qpthdrq.html, acessado em 10 de novembro de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 110 (Rosa), Questão 113 (Azul), Questão 118 (Cinza), Questão 121 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 94 (Azul), Questão 96 (Rosa), Questão 106 (Cinza), Questão 133 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 93 (Amarelo), Questão 101 (Cinza), Questão 127 (Azul), Questão 134 (Rosa)