Enem no Ensino Superior
O Enem é a porta de entrada principal para o ensino superior no Brasil. Você pode utilizar a nota para universidades públicas, bolsas de estudos, financiamento de curso e graduação em outro país. Veja como:
- Universidade pública - o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) utiliza a nota no Enem para classificar os candidatos a uma vaga em uma universidade pública. As inscrições são gratuitas e acontecem duas vezes ao ano. Os requisitos são ter feito o Enem no ano anterior e não ter zerado a redação. Para fazer a inscrição do Sisu 2019 é necessário o número de inscrição do Enem 2018, CPF e senha cadastrada para acesso das notas.
- Faculdade Particular - o Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades privadas em todo o Brasil. O programa utiliza a nota do Enem para classificar os candidatos a uma bolsa de 50% ou 100%. Para entrar nesse programa é preciso que o estudante tenha renda brutal familiar de até 3 salários mínimos e que não tenham um diploma de nível superior; e ter feito o Enem no ano anterior, com pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação.
- Financiar os estudos - o programa Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) concede financiamento a juros baixos para começar a pagar a faculdade só depois de formado. A partir de 2015, o Fies passou a exigir a nota do Enem.
- Estudar em Portugal - as notas do Enem podem ser usadas para ingresso em 34 Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas. As universidades portuguesas têm liberdade para definir a nota de corte e os processos financeiros e acadêmicos para o acesso de estudantes brasileiros. Lembrando que o desempenho do Enem não envolve transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.
Fonte:
Saiba o que fazer com o resultado do Enem 2018. Educa+Brasil. Disponível em: <https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/enem/saiba-o-que-fazer-com-o-resultado-do-enem-2018>. Acessada em 21 de novembro de 2018.
Comentários
Postar um comentário