Mudanças no Enem
A partir de 2021, os estudantes poderão escolher a área em que serão avaliados no segundo dia do Enem. Essa mudança foi anunciada por Rossieli Soares, ministro da Educação, no dia 20 de novembro. É importante destacar que essa alteração está prevista nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, homologadas também no dia 20.
A reestruturação do Ensino Médio, aprovada em 2017, prevê que 40% da carga horária do ensino seja flexível, com aprofundamento em áreas específicas optativas: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e ensino técnico. Os outros 60% serão para conteúdos comuns, como matemática e linguagens.
Segundo o ministro, o Enem seguirá este mesmo paradigma. No primeiro dia, serão cobrados os conteúdos previstos na parte comum a todos os estudantes. No segundo dia, o estudante será avaliado de acordo com a área de estudo escolhida. Também segundo o ministro, as mudanças não são imediatas, pois ainda dependem da aprovação da BNCC, que está em discussão no Conselho Nacional de Educação (CNE). A previsão é de que o documento seja aprovado ainda este ano.
Comentários
Postar um comentário