Revisão Enem PPL: Questão 129, Caderno Amarelo, 2017
Os sapos passam por uma metamorfose completa. Os girinos apresentam cauda e brânquias externas, mas não têm pernas. Com o crescimento e desenvolvimento do girino, as branquias desaparecem, as pernas surgem e a cauda encolhe. Posteriormente, a cauda desaparece por apoptose ou morte celular programada, regulada por genes, resultando num sapo adulto jovem.
A organela citoplasmática envolvida diretamente no desaparecimento da cauda é o
a) ribossomo.
b) lisossomo.
c) peroxissomo.
d) complexo golgiense.
e) retículo endoplasmático.
Correção
A organela citoplasmática envolvida diretamente no desaparecimento da cauda na transição girino para sapo é o lisossomo. Essa organela é responsável pela digestão de substâncias na célula. No girinos, as células da cauda emitem sinais químicos, levando vários lisossomos a realizarem autólises sucessivas que irão destruir as organelas das células e, consequentemente, a cauda dos girinos.
Lisossomos. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/lisossomos/>. Acessado em 01 de dezembro de 2018.
Metamorfose de anfíbios e apoptose. Disponível em: <http://biologiaucs.blogspot.com/2010/06/metamorfose-de-anfibios-e-apoptose.html>. Acessada em 01 de dezembro de 2018.
Comentários
Postar um comentário