Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 99 (Rosa), Questão 103 (Azul), Questão 129 (Amarelo), Questão 132 (Cinza)
Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.
A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão de fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas
a) híbridas, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
b) híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.
c) de linhagem pura, de fenótipo dominante, que produzem apenas sementes lisas.
d) de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem sementes lisas e rugosas.
e) de linhagem pura, de fenótipo recessivo, que produzem apenas sementes rugosas.
Correção
A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão de fatores idealizada por Mendel (último frase do texto) ocorre entre plantas híbridas, de fenótipo dominante, que produzem sementes lisas e rugosas.
Considerando R o alelo dominante e r o alelo recessivo, podemos considerar:
Fenótipo Genótipo
1) RR sementes lisas homozigoto dominante
2) Rr sementes lisas heterozigoto
3) rr sementes rugosas homozigoto recessivo
Ao fazer a autofecundação de plantas híbridas (heterozigotas), vemos que os descendentes apresentaram tanto sementes lisas quanto rugosas. Isto é demonstrado abaixo:
R rR RR Rr
r Rr rr
Ou seja, 75% ou 3/4 dos descendentes terão sementes lisas (sendo tanto homozigotos dominantes quanto heterozigotos) e 25% ou 1/4 terão sementes rugosas (somente homozigotos recessivos).
Resposta: b.
Verifique a definição de cruzamento teste, se eu não me engano, cruzamento teste é quando precisamos verificar se indivíduo de fenótipo dominante possui genótipo homozigoto ou heterozigoto, sendo assim necessário cruzá-lo com um indivíduo de fenótipo recessivo, genótipo aa por exemplo.
ResponderExcluirOlá Drible,
ExcluirObrigada pela seu comentário. O que você falou sobre cruzamento teste está correto, já o corrigi na questão acima. Mais uma vez, obrigada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde. Por que as alternativas "c" e "e" não estão corretas?
ResponderExcluir