ENEM: Moléculas, Células e Tecidos

Aplicações de Biotecnologia na Produção de Alimentos, Fármacos e Componentes Biológicos

ENEM 2009 - 1º Dia Caderno 1 Azul

Questão 07. Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.
Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado).

A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,

a) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
b) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
c) o progresso da técnica da síntese química de hormônios.
d) impacto favorável da saúde de indivíduos diabéticos.
e) a criação de animais transgênicos.

Correção


A questão tem como objetivo que o estudante indique a consequência da produção de insulina pela Escherichia coli.
a) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
Não há o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno. Alternativa errada.
b) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
A seleção de microrganismos resistentes a antibióticos não é citado no texto. Alternativa errada.
c) o progresso da técnica da síntese química de hormônios.
Há progresso da técnica da síntese química apenas da insulina. Alternativa errada.
d) impacto favorável da saúde de indivíduos diabéticos.
No texto é dito que o processo permitiu fabricar mais insulina em apenas 30 dias, isso permitiu um impacto favorável na saúde dos indivíduos diabéticos, devido ao fato desses pacientes terem uma maior quantidade de insulina disponível. Alternativa correta.
e) a criação de animais transgênicos.
Escherichia coli é uma bactéria, não um animal. Lembrando que o Reino Animalia corresponde a organismos multicelulares, eucariontes e heterótrofos. Alternativa errada.

Resposta correta: letra d.

Referência:
http://brasilescola.uol.com.br/biologia/reino-animalia.htm, acessado em: 31 jan. 2017.


Questão 22. Um medicamento, após ser ingerido, atinge a corrente sanguínea e espalha-se pelo organismo, mas, como suas moléculas "não sabem" onde é que está o problema, podem atuar em locais diferentes do local "alvo" e desencadear efeitos além daqueles desejados. Não seria perfeito se as moléculas dos medicamentos soubessem exatamente onde está o problema e fossem apenas até aquele local exercer sua ação? A técnica conhecida como iontoforese, indolor e não invasiva, promete isso. Como mostram as figuras, essa nova técnica baseia-se na aplicação de uma corrente elétrica de baixa intensidade sobre a pele do paciente, permitindo que fármacos permeiem membranas biológicas e alcancem a corrente sanguínea, sem passar pelo estômago. Muitos pacientes relatam apenas um formigamento no local de aplicação. O objetivo da corrente elétrica é formar poros que permitam a passagem do fármaco de interesse. A corrente elétrica é distribuída por eletrodos, positivo e negativo, por meio de uma solução aplicada sobre a pele. Se a molécula do medicamento tiver carga elétrica positiva ou negativa, ao entrar em contato com o eletrodo de carga de mesmo sinal, ela será repelida e forçada a entrar na pele (eletrorrepulsão - A). Se for neutra, a molécula será forçada a entrar na pele juntamente com o fluxo de solvente fisiológico que se forma entre os eletrodos (eletrosmose - B).
De acordo com as informações contidas no texto e nas figuras, o uso da iontoforese

a) provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitélio.
b) aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicação da corrente elétrica.
c) inibe o mecanismo de ação dos medicamentos no tecido-alvo, pois estes passam a entrar por meio da pele.
d) diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingestão se faz por via oral.
e) deve ser eficaz para medicamentos constituídos de moléculas polares e ineficaz, se essas forem apolares.

Correção

A questão tem como objetivo que o estudante indique a alternativa correta com base no texto e nas figuras acima.

a) provoca ferimento na pele do paciente ao serem introduzidos os eletrodos, rompendo o epitélio.
No texto, é informado que a técnica não é invasiva, porque os eletrodos são colocados sobre a pele. Alternativa incorreta.
b) aumenta o risco de estresse nos pacientes, causado pela aplicação da corrente elétrica.
É relatado que a técnica de iontoforese é indolor, e que alguns pacientes sentem apenas um formigamento no local de aplicação. Alternativa incorreta
c) inibe o mecanismo de ação dos medicamentos no tecido-alvo, pois estes passam a entrar por meio da pele. 
Pelo contrário, a função da iontoforese é intensificar o mecanismo de ação dos medicamentos no tecido-alvo, diminuindo, assim, os efeitos indesejados. Alternativa incorreta.
d) diminui o efeito colateral dos medicamentos, se comparados com aqueles em que a ingestão se faz por via oral.
É o que está explicito nas primeiras frases do texto. Alternativa correta.
e) deve ser eficaz para medicamentos constituídos de moléculas polares e ineficaz, se essas forem apolares.
Essa afirmativa esta errada, pois é indicado que quando a molécula for neutra (apolar), ela será forçada a entrar na pele juntamente com o fluxo de solvente fisiológico que se forma entre os eletrodos. Alternativa incorreta.

Resposta correta: letra d.

ENEM 2012 - 1º Dia Caderno 1 Azul


Questão 48. O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente.

A característica de interesse será manifestada em decorrência

a) do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.
b) da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.
c) da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.
d) da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.
e) da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

Correção

A questão tem como objetivo que o estudante indique como ocorre a manifestação da característica de interesse. 
Quando o gene de interesse é transferido para o organismo a ser modificado, ele se integra ao DNA do organismo, e consequentemente, é passível de sofrer o processo de transcrição. Este processo ocorre a produção RNA mensageiro (mRNA) a partir do DNA do organismo.

Resposta correta: letra e.


Questão 63. Há milhares de anos o homem faz uso da biotecnologia para a produção de alimentos como pães, cervejas e vinhos. Na fabricação de pães, por exemplo, são usados fungos unicelulares, chamados de leveduras, que são comercializados como fermento biológico. Eles são usados para promover o crescimento da massa, deixando-a leve e macia.

O crescimento da massa do pão pelo processo citado é resultante da 

a) liberação do gás carbônico.
b) formação de ácido lático.
c) formação de água.
d) produção de ATP.
e) liberação de calor.

Correção

Para que ocorra o crescimento do pão, a levedura precisa realizar uma série de transformações. Ao ser misturada com a massa do pão, que contém açúcares, a levedura se reproduz e realiza a glicólise. Em seguida, ocorre a transformação do ácido pirúvico, produto resultante da glicólise, em etanol. Para que esta transformação ocorra é necessário a liberação de um gás, o dióxido de carbono (CO2), mais conhecido como gás carbônico. Esse gás cria bolhas na massa, o que provoca um aumento no seu volume.

Resposta correta: letra a.

Referência:
MADIGAN, M. T. et al. Microbiologia de Brock. 14. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

ENEM 2013 - 1º DIA CADERNO 1 AZUL


Questão 62. A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadoras.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.
b) Mitocôndria.
c) Peroxissomo.
d) Complexo golgiense.
e) Retículo endoplasmático.

Correção

Com base na estratégia metodológica acima descrita, ou seja, a inserção de transgenes (gene ou material genético transferido entre dois organismos por via natural ou por técnicas de engenharia genética) em cloroplastos, o estudante deve marcar qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras.
Sabemos que os cloroplastos são resultados de uma associação endossimbiótica (um organismo dentro de outro, sem prejudicá-lo) mutualística (associação entre dois organismos, onde ambos são beneficiados). No passado, algum protozoário primitivo teria fagocitado uma alga azul, mas não a teria digerido. Essa teoria é comprovada, principalmente pela presença de DNA no cloroplasto. E é neste DNA que é inserido o transgene da estratégia citada.
Outra organela que apresenta essas mesmas características é a mitocôndria. Ela também uma associação endossimbiótica mutualística e também apresenta DNA próprio.

Resposta correta: letra b.


Referências:

ROY-CHOWDHURY, J.; HORWITZ, M. S. Evolution of adenoviruses as gene therapy vectores. Molecular Therapy, v. 5, p. 340-344, Abril 2002.

OLIVEIRA, E. C. D. Introdução à biologia vegetal. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

ENEM 2015 - 1º Dia Caderno 1 Azul


Questão 74. A palavra "biotecnologia" surgiu no século XX, quando o cientista Herbert Boyer introduziu a informação responsável pela fabricação da insulina humana em uma bactéria, para que ela passasse a produzir a substância.
Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado).


As bactérias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam

a) a sequência de DNA codificante de insulina humana.
b) a proteína sintetizada por células humanas.
c) um RNA recombinante de insulina humana.
d) o RNA mensageiro de insulina humana.
e) um cromossomo da espécie humana.

Correção


Para produção de insulina humana em bactérias, foi necessária a introdução de informação para fabricação de hormônio. Essa informação corresponde ao gene ou sequência de DNA para produção de insulina.

Resposta correta: letra a.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 110 (Rosa), Questão 113 (Azul), Questão 118 (Cinza), Questão 121 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 94 (Azul), Questão 96 (Rosa), Questão 106 (Cinza), Questão 133 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 93 (Amarelo), Questão 101 (Cinza), Questão 127 (Azul), Questão 134 (Rosa)