ENEM: Moléculas, Células e Tecidos

Síntese Proteica


ENEM 2013 - 1º Dia Caderno 1 Azul

Questão 73. Uma indústria está escolhendo uma linhagem de microalgas que otimize a secreção de polímeros comestíveis, os quais são obtidos do meio de cultura de crescimento. Na figura podem ser observadas as proporções de algumas organelas presentes no citoplasma de cada linhagem. 


Qual é a melhor linhagem para se conseguir maior rendimento de polímeros secretados no meio de cultura?
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

Correção

Para se responder a esta questão, é necessário que o estudante saiba as funções das organelas citadas e sua relação com a secreção celular.

  • Núcleo - nessa organela se encontra todas as informações sobre a função e estrutura celular. Essas informações estão contidas na cromatina, material composto principalmente por DNA. Assim, podemos dizer que o núcleo, através do material genético, coordena todas as atividades celulares, bem como os processos de divisão. 
  • Retículo endoplasmático (RE) - é um compartimento celular ligado a membrana, como um labirinto, no citoplasma das células eucarióticas, onde lipídeos e proteínas secretadas e ligadas à membrana são sintetizadas. Ele se divide em regiões. A primeira região é o retículo endoplasmático rugoso (RER), o qual apresenta ligações com ribossomos e está envolvido na síntese de proteínas. A segunda região é o retículo endoplasmático liso (REL), que não apresenta ligações com ribossomos e está ligado a síntese de lipídeos. 
  • Complexo golgiense -  consiste numa coleção de sacos achatados, definidos por membranas (cisternas) que estão empilhados como pratos. Cada pilha possui duas faces distintas: uma face de entrada (cis) e uma face de saída (trans). A face cis está adjacente ao RE e a face trans aponta em direção a membrana plasmática. A cisterna mais externa de cada face esta conectada a uma rede de vesículas e tubos membranosos interconectados. As proteínas solúveis e membrana entram na rede cis do complexo golgiense pelas vesículas de transporte derivadas do RE. As proteínas viajam pelas cisternas em sequência por meio de vesículas de transporte que brotam de uma cisterna e se fusionam com a próxima. As proteínas saem da rede trans do complexo golgiense em vesículas de transporte destinadas para a superfície celular ou para outro compartimento. Acredita-se que tanto a rede cis como a rede trans são importantes para a distribuição proteica: as proteínas que entram na rede cis podem mover-se adiante da pilha golgiense, ou se elas contém um sinal de retenção, ser retornadas para o RE; as proteínas que saem da rede trans são distribuídas de acordo com seu destino, para os lisossomos ou para a superfície celular.
  • Mitocôndrias - são organelas presentes em todas as células eucarióticas. Supõe-se que elas derivem de bactérias que foram englobadas por algum ancestral das células atuais, criando-se, assim, uma relação simbiótica. Nas células eucarióticas, elas são responsáveis por gerar energia química através da oxidação de moléculas, como os açúcares, para a produção de trifosfato de adenosina (ATP), num processo chamado de respiração celular.
Como vemos, as duas organelas ligadas com a secreção celular são o retículo endoplasmático e o complexo golgiense. Mas, embora o RE seja responsável pela sintetização de proteínas e lipídeos, para que ocorra sua exocitose (liberação de substâncias para o meio extracelular), é necessário a passagem pelo complexo golgiense, organela responsável pela secreção celular. Assim, a linhagem que consegue maior rendimento de polímeros secretados é a que apresenta maior proporção de complexo golgiense. 
Portanto, a resposta correta é: a) linhagem I

Referências:


ALBERTS, B. et al. Fundamentos da Biologia Celular. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.



ENEM 2015 - 1º Dia Caderno 1 Azul

Questão 48. Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizam aminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais de sua produção até seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo e caracterização de células secretoras. 
Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal da produção de proteínas e sua localização em uma célula secretora?



Correção


A questão pede ao estudante que indique, numa evolução temporal, onde estarão os aminoácidos marcados radioativamente em relação as três organelas: o retículo endoplasmático, o complexo golgiense e as vesículas de secreção.
Sabemos, pelo exercício anterior, que as proteínas são sintetizadas (produzidas) no retículo endoplasmático, então, no tempo 5 min, há uma maior proporção de radioatividade no RE.
Após serem sintetizadas, elas são encaminhadas para o complexo golgiense, assim, no tempo 10 min, o complexo golgiense apresenta uma porcentagem de radiação.
Por fim, no tempo 15 min, a maior porcentagem de radioatividade está nas vesículas de secreção, que levam a proteína para a superfície ou outro compartimento celular.
Assim, a resposta correta é: letra c).












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 110 (Rosa), Questão 113 (Azul), Questão 118 (Cinza), Questão 121 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 94 (Azul), Questão 96 (Rosa), Questão 106 (Cinza), Questão 133 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 93 (Amarelo), Questão 101 (Cinza), Questão 127 (Azul), Questão 134 (Rosa)