ENEM: Moléculas, Células e Tecidos

Diferenciação Celular


ENEM 2011 - 1º Dia Caderno 1 Azul


Questão 49. Um paciente deu entrada em um pronto-socorro apresentando os seguintes sintomas: cansaço, dificuldade em respirar e sangramento nasal. O médico solicitou um hemograma ao paciente para definir um diagnóstico. Os resultados estão dispostos na tabela:

Relacionando os sintomas apresentados pelo paciente com os resultados de seu hemograma, constata-se que
a) o sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
b) o cansaço ocorreu em função da quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.
c) a dificuldade respiratória decorreu da quantidade de glóbulos vermelhos, que são responsáveis pela defesa imunológica.
d) o sangramento nasal é decorrente da baixa quantidade de glóbulos brancos, que são responsáveis pelo transporte de gases no sangue.
e) a dificuldade respiratória ocorreu pela quantidade de plaquetas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue.

Correção

Para fazer esta questão o estudante precisa relacionar a função dos constituintes do sangue citados na tabela com os sintomas apresentados pelo paciente. 
O primeiro passo é observar a tabela. Nela vemos que a concentração dos glóbulos vermelhos e das plaquetas estão abaixo do número normal, indicando que estes estão ligados aos sintomas. 
A seguir, se revisa a função destes constituintes:
Glóbulos vermelhos - correspondem as hemácias, também chamadas de eritrócitos. Essas células possuem formato de disco bicôncavo e são anucleadas (sem núcleo). Possuem proteínas chamadas hemoglobina, que se liga ao gás oxigênio (O2) e ao gás carbônico (CO2).
Plaquetas - também são chamadas de trombócitos. Essas células possuem formato ovoide biconvexo e possuem núcleo. São participantes da coagulação sanguínea, formando um tampão plaquetário durante a lesão endotelial.
Assim, ao compararmos com as alternativas, vemos que a correta é a letra ao sangramento nasal é devido à baixa quantidade de plaquetas, que são responsáveis pela coagulação sanguínea.

Referência:


GUYTON, A. C.; HALL, J. E. Tratado de fisiologia médica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.
OVALLE, W. K.; NAHIRNEY, P. C. Netter: histologia essencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Enem 2015 - 1º Dia Caderno 1 Azul



Questão 87. O formato das células de organismos pluricelulares é extremamente variado. Existem células discoides, como é o caso das hemácias, as que lembram uma estrela, como os neurônios, e ainda algumas alongadas, como as musculares.
Em um mesmo organismo, a diferenciação dessas células ocorre por
a) produzirem mutações específicas.
b) possuírem DNA mitocondrial diferentes.
c) apresentarem conjunto de genes distintos.
d) expressarem porções distintas do genoma.
e) terem um número distinto de cromossomos.

Correção

A diferenciação celular é o processo pelo qual células menos especializadas se desenvolvem em células especializadas. Esse evento é essencialmente regulado pelas diferenças na expressão gênica. Portanto, a resposta correta é a letra d) expressarem porções distintas do genoma.

Referência:

HYTTEL, P.; SINOWATZ, F.; VEJLSTED, M. Embriologia Veterinária. [S.l.]: Elsevier, v. 1, 2012.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 110 (Rosa), Questão 113 (Azul), Questão 118 (Cinza), Questão 121 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 94 (Azul), Questão 96 (Rosa), Questão 106 (Cinza), Questão 133 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 93 (Amarelo), Questão 101 (Cinza), Questão 127 (Azul), Questão 134 (Rosa)