ENEM: Moléculas, Células e Tecidos
Aspectos Bioquímicos das Estruturas Celulares
ENEM 2012 - 1º Dia Caderno 1 Azul
Questão 89. Osmose é um processo espontâneo que ocorre em todos os organismos vivos e é essencial à manutenção da vida. Uma solução de 0,15 mol/L de NaCl (cloreto de sódio) possui a mesma pressão osmótica das soluções presentes nas células humanas.A imersão de uma célula humana em uma solução de 0,20 mol/L de NaCl tem, como consequência, a
a) adsorção de íons Na+ sobre a superfície da célula.
b) difusão rápida de Na+ para o interior da célula.
c) diminuição da concentração das soluções presentes na célula.
d) transferência de íons Na+ da célula para a solução.
e) transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
Correção
Para fazermos essa questão, primeiro temos que definir o que é osmose. Osmose é um movimento passivo, ou seja, sem gasto de energia, da água através de uma membrana permeável seletiva. Este processo ocorre da seguinte maneira: a água flui da solução com menos soluto, ou seja, menos concentrada, para a solução com mais soluto, ou seja, com maior concentração. Assim, quanto maior for a concentração de soluto, maior será a tendência da água se mover para este lado.
A pressão osmótica corresponde a força necessária para impedir que a água se movimente através da membrana seletivamente permeável.
Ao analisarmos a questão, vemos que a concentração 0,15 mol/L de NaCl corresponde a pressão osmótica das soluções nas células humanas. Isso significa que esta célula não perde nem ganha água por osmose, sendo caracterizada esta solução como isotônica. Contudo, quando colocamos a célula humana em uma solução com 0,20 mol/L de NaCl, aumentamos a concentração do meio externo a célula, fazendo com que ela perca água. A solução se encontra hipertônica e a célula fica com aspecto murcho.
Portanto, a resposta correta é a letra e: transferência de moléculas de água do interior da célula para a solução.
Referências:
VANPUTTE, C. L. et al. Anatomia e Fisiologia de Seeley. 10. ed.
[S.l.]: AMGH, 2016.
Comentários
Postar um comentário