ENEM: Identidade dos Seres Vivos
Embriologia, Anatomia e Fisiologia Humana
ENEM 2009 - 1º Dia Caderno 1 Azul
Questão 37. Sabe-se que o olho humano não consegui diferenciar componentes de cores e vê apenas a cor resultante, diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por exemplo, dois instrumentos diferentes tocados simultaneamente. Os raios luminosos do espectro visível, que têm comprimento de onde entre 380 nm e 780 nm, incidem na córnea, passam pelo cristalino e são projetados na retina. Na retina, encontram-se dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes, que convertem a cor e a intensidade da luz recebida em impulsos nervosos. Os cones distinguem as cores primárias: vermelho, verde e azul, e os bastonetes diferenciam apenas níveis de intensidade, sem separar comprimentos de onda. Os impulsos nervosos produzidos são enviados ao cérebro por meio do nervo óptico, para que se dê a percepção da imagem.
Um indivíduo que, por alguma deficiência, não consegue captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá um objeto branco, iluminado apenas por luz vermelha, como
a) um objeto indefinido, pois as células que captam a luz estão inativas.
b) um objeto rosa, pois haverá mistura da luz vermelha com o branco do objeto.
c) um objeto verde, pois o olho não consegue diferenciar componentes de cores.
d) um objeto cinza, pois os bastonetes captam luminosidade, porém não diferenciam cor.
e) um objeto vermelho, pois a retina capta a luz refletida pelo objeto, transformando-a em vermelho.
Correção
Os cones, pela informação dada pelo texto, captam as cores primárias (vermelho, verde e azul). Se os cones não conseguem transmitir essa informação, o indivíduo não consegue distinguir entre as cores, apenas percebendo a intensidade da luz, feita pelos bastonetes.
Resposta correta: letra d.
ENEM 2010 - 1º Dia Caderno 1 Azul
Questão 62. Para explicar a absorção de nutrientes, bem como a função das microvilosidades das membranas das células que revestem as paredes internas do intestino delgado, um estudante realizou o seguinte experimento:
Colocou 200 mL de água em dois recipientes. No primeiro recipiente, mergulhou, por 5 segundos, um pedaço de papel liso, como na FIGURA 1; no segundo recipiente, fez o mesmo com um pedaço de papel com dobras simulando as microvilosidades, conforme FIGURA 2. Os dados obtidos foram: a quantidade de água absorvida pelo papel liso foi de 8 mL, enquanto pelo papel dobrando foi de 12 mL.
Com base nos dados obtidos, infere-se que a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de nutrientes pelas células das paredes internas do intestino é a de
a) manter o volume de absorção.
b) aumentar a superfície de absorção.
c) diminuir a velocidade de absorção.
d) aumentar o tempo de absorção.
e) manter a seletividade na absorção.
Correção
a) manter o volume de absorção.
Houve um aumento do volume absorvido.
b) aumentar a superfície de absorção.
Embora as figuras 1 e 2 indiquem que os papéis apresentam as mesmas dimensões, é visível que o papel dobrado possui uma maior superfície, portanto, dobrá-lo não aumenta a sua superfície.
c) diminuir a velocidade de absorção.
Se a função das microvilosidades fosse diminuir a velocidade de absorção, o volume captado seria menor.
d) aumentar o tempo de absorção.
Não houve aumento do tempo.
e) manter a seletividade na absorção.
Não houve seletividade.
Resposta correta: letra a.
Questão 88. Diversos comportamentos e funções fisiológicas do nosso corpo são periódicos, sendo assim, são classificados como ritmo biológico. Quando o ritmo biológico corresponde a um período aproximado de 24 horas, ele é denominado ritmo circadiano, Esse ritmo diário é mantido pelas pistas ambientais de claro-escuro e determina comportamentos como o ciclo do sono-vigília e o da alimentação. Uma pessoa, em condições norma, acorda às 8 h e vai dormir às 21 h, mantendo seu ciclo de sono dentro do ritmo dia e noite. Imagine que essa mesma pessoa tenha sido mantida numa sala totalmente escura por mais de quinze dias. Ao sair de lá, ela dormia às 18 h e acordava às 3 h da manhã. Além disso, dormia mais vezes durante o dia, por curtos períodos de tempo, e havia perdido a noção da contagem dos dias, pois, quando saiu, achou que havia passado muito mais tempo no escuro.
BRANDÃO, M. L. Psicofisiologia. São Paulo: Atheneu, 2000 (adaptado).
Em função das características observadas, conclui-se que a pessoa
a) apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.
b) apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem de tempo.
c) estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
d) teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
e) deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, contínua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.
Correção
a) apresentou aumento do seu período de sono contínuo e passou a dormir durante o dia, pois seu ritmo biológico foi alterado apenas no período noturno.
Não apresentou aumento do seu período de sono contínuo, pelo contrário, houve diminuição (de 11 h para 9 h), o que levou a pessoa a dormir durante o dia.
b) apresentou pouca alteração do seu ritmo circadiano, sendo que sua noção de tempo foi alterada somente pela sua falta de atenção à passagem de tempo.
Apresentou muita alteração do seu ritmo circadiano, sendo que a falta de noção de tempo foi alterada pela ausência de pistas ambientais de claro-escuro.
c) estava com seu ritmo já alterado antes de entrar na sala, o que significa que apenas progrediu para um estado mais avançado de perda do ritmo biológico no escuro.
Não, o ritmo circadiano não estava alterado anteriormente.
d) teve seu ritmo biológico alterado devido à ausência de luz e de contato com o mundo externo, no qual a noção de tempo de um dia é modulada pela presença ou ausência do sol.
Correto.
e) deveria não ter apresentado nenhuma mudança do seu período de sono porque, na realidade, contínua com o seu ritmo normal, independentemente do ambiente em que seja colocada.
Errado, o ritmo circadiano está ligado ao período de claro-escuro.
Resposta correta: letra d.
ENEM 2011 - 1º Dia Caderno 1 Azul
Questão 48. A produção de soro antiofídico é feita por meio da extração da peçonha de serpentes que, após tratamento, é introduzida em um cavalo. Em seguida são feitas sangrias para avaliar a concentração de anticorpos produzidos pelo cavalo. Quando essa concentração atinge o valor de desejo, é realizado a sangria final para obtenção do soro. As hemácias são desenvolvidas ao animal, por meio de uma técnica denominada plasmaferese, a fim de reduzir os efeitos colaterais provocados pela sangria.
Disponível em: http://www.infobibos.com. Acesso em: 28 abr. 2010 (adaptado).
A plasmaferese é importante, pois, se o animal ficar com uma baixa quantidade de hemácias, poderá apresentar
a) febre alta e constante.
b) redução de imunidade.
c) aumento da pressão arterial.
d) quadro de leucemia profunda.
e) problemas no transporte de oxigênio.
Correção
Se um animal fica com uma baixa quantidade de hemácias, ele vai apresentar problemas no transporte de oxigênio, pois esta é a função desta célula.
Resposta correta: letra e.
ENEM 2013 - 1º Dia Caderno 1 Azul
Questão 55. A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos de maior segurança, sendo constituída basicamente de dois hormônios sintéticos semelhantes aos hormônios produzidos pelo organismo feminino, o estrogênio (E) e a progesterona (P). Em um experimento médico, foi analisado o sangue de uma mulher que ingeriu ininterruptamente um comprimido desse medicamento por dia durante seis meses.
Qual gráfico representa a concentração sanguínea desses hormônios durante o período do experimento?
Correção
A mulher tomou todo dia, durante seis meses, um comprimido contendo estrogênio e progesterona. Portanto, é de se esperar que a concentração desses hormônios no sangue, durante esse período, não apresente variações.
Resposta correta: letra a.
Questão 56. A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O).
A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e
a) pressão arterial.
b) válvulas venosas.
c) circulação linfática.
d) contração cardíaca.
e) transporte de gases.
Correção
A demonstração de Harvey estabelece uma relação entre a circulação sanguínea e as válvulas venosas, devido ao fato das últimas permitirem que o sangue flua em uma única direção.
Resposta correta: letra b.
ENEM 2015 - 1º Dia Caderno 1 Azul
Questão 46. Hipóxia ou mal das alturas consiste na diminuição de oxigênio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razão, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabeça, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade física em altitudes elevadas. Nessas condições, ocorrerá uma diminuição na concentração de hemoglobina oxigenada (HbO2) em equilíbrio no sangue, conforme a relação:
A alteração da concentração de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do (a)
a) elevação da pressão arterial.
b) aumento da temperatura corporal.
c) redução da temperatura do ambiente.
d) queda da pressão parcial de oxigênio.
e) diminuição da quantidade de hemácias.
Correção
A pressão atmosférica é a pressão que toda a atmosfera (camada
de ar) exerce sobre a superfície da Terra. Ela varia conforme a atitude
em que os corpos se encontram, como por exemplo, ao nível do mar, a pressão
atmosférica equivale a 1 bar (1 atm). Contudo, se aumentarmos a altitude, a
pressão atmosférica diminui. Assim,
quanto maior a altitude, menor a camada de ar existente (pressão), menor a
concentração de oxigênio.
Resposta correta: letra d.
Questão 67. Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo do sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.
Nessa situação o sistema excretor dos estudantes
a) aumentou a filtração glomerular.
b) produziu maior volume de urina.
c) produziu urina com menos ureia.
d) produziu urina com maior concentração de sais.
e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.
Correção
a) aumentou a filtração glomerular.
A filtração glomerular é primeira etapa para
formação da urina. Esta etapa não sofre influencia da escassez de água, sendo
que a insuficiência hídrica só é sentida na segunda etapa, ocorrendo o processo
de reabsorção líquida.
b) produziu maior volume de urina.
Como os estudantes precisam reter água em seus
corpos, o processo de regulação da função renal torna a urina mais concentrada
e também em pequeno volume. Assim, pode-se dizer que um maior volume de urina
não é coerente neste momento.
c) produziu urina com menos ureia.
A ureia é uma substância produzida pelo
metabolismo de proteínas e sua produção não está ligada a quantidade de água no
corpo. Desde modo, não há relação entre a perda d’água e a produção de ureia.
d) produziu urina com maior concentração de sais.
Como visto na revisão, a necessidade de reter
água no organismo faz com que a urina fique mais concentrada e entre os solutos
encontrados temos os sais. Como há pouca água, a quantidade de sais não
dissolvidos é maior.
e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.
Embora a glicose
e aminoácidos sejam reabsorvidos na segunda etapa da formação da urina, esta
reabsorção não sofre alterações relacionadas ao estresse hídrico sofrido pelo
organismo.
Questão 85. Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.
Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao (à)
a) íris.
b) retina.
c) pupila.
d) córnea.
e) cristalino.
Correção
a) íris.
A íris corresponde ao círculo corrido do olho.
Tem por função regular a quantidade de luz que entra no olho.
b) retina.
É a camada mais interna do olho. Recebe a luz e
a converte em impulsos nervosos. As imagens focalizadas na retina são
invertidas
c) pupila.
É o orifício dentro da íris onde a luz entra
dentro do olho.
d) córnea.
Fica na túnica fibrosa e tem por função admitir
e refratar (desviar) a luz.
e) cristalino.
É uma estrutura transparente, biconvexa,
elástica e avascular, qual a luz precisa passar para chegar a retina.
Resposta correta: letra b.
ENEM 2016 - 1º Dia Caderno 1 Azul
Questão 87. Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quando aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretada pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.
Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
a) Alta taxa de glicose no sangue.
b) Aumento da pressão arterial.
c) Ganho de massa corporal.
d) Anemia crônica.
e) Desidratação.
Correção
O texto começa estabelecendo uma diferença entre diabetes mellitus e insipidus. A primeira está ligada a insulina (níveis ou ação desde hormônio), já a segunda está ligada ao hormônio antidiurético (ADH) que atua no controle da reabsorção de água pelos túbulos renais.
A questão quer saber qual é o sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus, levando em consideração o seu papel funcional do ADH, ou seja, a reabsorção de água nos rins.
Quando há problemas na reabsorção de água pelo corpo humano, o mesmo entra em um estado de desidratação.
Resposta correta: letra e.
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