ENEM: Identidade dos Seres Vivos

Funções Vitais dos Seres Vivos e sua Relação com a Adaptação desses Organismos a Diferentes Ambientes


ENEM 2009 - 1º Dia Caderno 1 Azul


Questão 11. Para que todos os órgãos do corpo humano funcionem em boas condições, é necessário que a temperatura do corpo fique sempre entre 36 ºC e 37 ºC. Para manter-se dentro dessa faixa, em dias de muito calor ou durante intensos exercícios físicos, uma série de mecanismos fisiológicos é acionada.

Pode-se citar como o principal responsável pela manutenção da temperatura corporal humana o sistema

a) digestório, pois produz enzimas que atuam na quebra de alimentos calóricos.
b) imunológico, pois suas células agem no sangue, diminuindo a condução do calor.
c) nervoso, pois promove a sudorese, que permite perda de calor por meio da evaporação da água.
d) reprodutor, pois secreta hormônios que alteram a temperatura, principalmente durante a menopausa.
e) endócrino, pois fabrica anticorpos que, por sua vez, atuam na variação do diâmetro dos vasos periféricos.


Correção


Quando as temperaturas ambientais são superiores a 36ºC, a evaporação tornasse um mecanismo exclusivo para a perda de calor. No ser humano, é acionado o mecanismo de sudorese, que corresponde ao ato de produzir e liberar suor (se inicia quando a temperatura está acima de 37ºC). A quantidade da sudorese é controlada pela estimulação das glândulas sudoríparas através de nervos colinérgicos simpáticos (fibras nervosas).

Resposta correta: letra c.

Referência

MAGALHÃES, S. et al. WebQuest. UFF, 2001. Disponivel em: <http://www.uff.br/WebQuest/downloads/Termorreg.pdf>. Acesso em: 01 Março 2017.


ENEM 2010 - 1º Dia Caderno 1 Azul



Questão 60. A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização de água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura. Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retida no solo.

WINKEL, H. L.; TSCHIEDEL, M. Cultura do arroz: salinização de solos em cultivos de arroz. Disponível em: http://agropage.tripod.com/saliniza.hml. Acesso em:  25 jun. 2010 (adaptado)

A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo (a)

a) aumento da salinidade, em que a água do solo atinge uma concentração de sais maior que a das células das raízes das plantas, impedindo, assim, que a água seja absorvida.
b) aumento da salinidade, em que o solo atinge um nível muito baixo de água, e as plantas não têm força de sucção para absorver a água.
c) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas não têm força de sucção, fazendo com que a água não seja absorvida.
d) aumento da salinidade, que atinge um nível em que as plantas têm muita sudação, não tendo força de sucção para superá-la.
e) diminuição da salinidade, que atinge um nível em que as plantas ficam túrgidas e não têm força de sudação para superá-la.

Correção


No texto é explicado como ocorre a absorção de água pelas raízes das plantas: elas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retida no solo. Essa força de embebição ocorre através de um processo conhecido como osmose. Nas raízes, os sais minerais são absorvidos através de difusão simples e transporte ativo, tornando as células dessa região hipertônicas (mais concentradas). A diferença de concentração gera um fluxo de água do solo para as células da raiz. Contudo, com o aumento da concentração de sais no solo, a água não obedece a esse fluxo, ficando retida no mesmo.

Resposta correta: letra a.

ENEM 2012 - 1º Dia Caderno 1 Azul


Questão 57. Muitas espécies de plantas lenhosas são encontradas no cerrado brasileiro. Para a sobrevivência nas condições de longos períodos de seca e queimadas periódicas, própria desse ecossistema, essa plantas desenvolveram estruturas muito peculiares.

As estruturas adaptativas mais apropriadas para a sobrevivência desse grupo de plantas nas condições ambientais do referido ecossistema são:

a) cascas finas e sem sulcos ou fendas.
b) caules estreitos e retilíneos.
c) folhas estreitas e membranosas.
d) gemas apicais com densa pilosidade.
e) raízes superficiais, em geral, aéreas.

Correção

a) cascas finas e sem sulcos ou fendas.
Os caules nos ecossistemas do cerrado apresentam uma camada de súber, tornando-o mais espesso e impedindo que o fogo chegue as partes de tecido vivas nas plantas.
b) caules estreitos e retilíneos.
Os caules de plantas do cerrado são tortuosos e grossos.
c) folhas estreitas e membranosas.
As folhas de plantas do cerrado apresentam cutícula e também são densamente pilosas.
d) gemas apicais com densa pilosidade.
As plantas apresentam gemas apicais com pilosidade que as protegem contra o fogo.
e) raízes superficiais, em geral, aéreas.
As raízes das plantas do cerrado são, geralmente, subterrâneas, espessas e longas.


Resposta correta: letra d.


Referências

SANTOS, V. S. Mundo da Educação. Uol, 2017. Disponivel em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/adaptacao-das-plantas-ao-cerrado.htm>. Acesso em: 01 Março 2017.
SANTOS, V. S. D. Alunos Online. Uol, 2017. Disponivel em: <http://alunosonline.uol.com.br/biologia/as-plantas-cerrado-suas-adaptacoes.html>. Acesso em: 08 Março 2017.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 110 (Rosa), Questão 113 (Azul), Questão 118 (Cinza), Questão 121 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 94 (Azul), Questão 96 (Rosa), Questão 106 (Cinza), Questão 133 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 93 (Amarelo), Questão 101 (Cinza), Questão 127 (Azul), Questão 134 (Rosa)