ENEM 2016 - Questão 46 1º Dia Caderno 3 Branco

Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais.
Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?
a) Alta taxa de glicose no sangue.
b) Aumento da pressão arterial.
c) Ganho de massa corporal.
d) Anemia cronica.
e) Desidratação.

Correção

O texto começa estabelecendo uma diferença entre diabetes mellitus e insipidus. A primeira está ligada a insulina (níveis ou ação desde hormônio), já a segunda está ligada ao hormônio antidiurético (ADH) que atua no controle da reabsorção de água pelos túbulos renais.
A questão quer saber qual é o sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus, levando em consideração o seu papel funcional do ADH, ou seja, a reabsorção de água nos rins.
Quando há problemas na reabsorção de água pelo corpo humano, o mesmo entra em um estado de desidratação. Portanto, a resposta é a letra e.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 110 (Rosa), Questão 113 (Azul), Questão 118 (Cinza), Questão 121 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação do Enem e Enem PPL: Questão 94 (Azul), Questão 96 (Rosa), Questão 106 (Cinza), Questão 133 (Amarelo)

Gabarito Reaplicação Enem e Enem PPL: Questão 93 (Amarelo), Questão 101 (Cinza), Questão 127 (Azul), Questão 134 (Rosa)