Questão 57 (Caderno Azul)


Continuando com os comentários das questões de biologia do ENEM 2015, vamos tratar da questão nº 57 do caderno azul, que corresponde a questão nº 68 do caderno rosa, nº 80 no caderno branco e nº 54 no caderno amarelo.
Dentre outras características, uma determinada vegetação apresenta folhas durante três a quatro meses ao ano, com limbo reduzido, mecanismo rápido de abertura e fechamento dos estômatos e caule suculento. Essas são algumas características adaptativas das plantas ao bioma onde se encontram.
Que fator ambiental é o responsável pela ocorrência dessas características adaptativas?
a) Escassez de nutrientes no solo.
b) Estratificação da vegetação.
c) Elevada insolação.
d) Baixo pH do solo.
e) Escassez de água.

Resposta

A questão apresenta um tipo de plantas com as seguintes características:
  • folhas durante três a quatro meses, com limbo reduzido;
  • estômatos com sistema de abertura e fechamentos rápidos;
  • caule suculento.
A folha é um órgão da planta, sendo responsável, principalmente, pelas seguintes funções: fotossíntese, transpiração e respiração. Ela é formada pelas seguintes partes: limbo, pecíolo e bainha. O limbo é a parte achatada da folha, com forma de lâmina. Em sua superfície se encontram os estômatos, responsáveis pelas trocas gasosas (O2, CO2 e vapor d'água). O pecíolo é a haste que prende a folha ao caule e ao ramo e a bainha é parte mais dilatada da base do pecíolo, onde a folha se prende ao caule (figura abaixo).

Fonte: http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/estudo-das-folhas

Na organização do corpo vegetal está relacionada diretamente com a transpiração. O número de folhas e a superfície foliar são fatores que determinam a maior ou menor taxa de transpiração vegetal. Assim, quanto mais folhas e maior superfície foliar, maior transpiração. O inverso é também é verdadeiro. Ou seja, quanto menos folhas e menor superfície foliar, menor perda de água pela transpiração.

Como os estômatos estão relacionados a troca gasosa, as células estomáticas que apresentam cloroplastos são capazes de realizar fotossíntese. Algumas plantas utilizam a abertura e o fechamento dos estômatos para a fixação de carbono, sendo divididas em três grupos: C3, C4 e CAM.

As plantas C3 são as mais numerosas no planeta. Seu nome vem do fato que o produto da fotossíntese ser originado de uma molécula de 3 carbonos. Estão presentes em condições de maior frescor, umidade com luz normal. São inibidas por alta temperatura e luminosidade elevada, fazendo com que seus estômatos fiquem parcialmente fechados durante as horas mais quentes do dia, para evitar a perda de água por transpiração, e abertos a noite. Exemplos: arroz e trigo.

As plantas C4 conseguem se adaptar a ambientes diversos. Apresentam uma taxa de absorção de CO2 mais rápida que as plantas C3, mostrando que estas plantas sofreram adaptações para manter seus estômatos abertos mesmo em altas temperaturas e/ou altas taxas de luminosidade, a fim de reduzir os danos da fotorrespiração. A fotorrespiração é o processo que consome O2 e libera CO2 na presença de luz. Exemplos: cana de açúcar, o milho e vários tipos de grama.

As plantas CAM (metabolismo das plantas crassuláceas) vivem em desertos, geralmente com pouca ou nenhuma disponibilidade de água. Essas plantas tiveram que se adaptar nesse meio para que a sua abertura estomática durante o dia (devido a alta temperatura) não fizesse com que perdesse toda a água disponível, acumulando água suficiente nos cloroplastos para que realizem a fotossíntese. Assim, estas plantas só abrem seus estômatos à noite e durante o dia, permanecem fechados. evitando a perda d'água. Exemplos: plantas cactáceas e espada-de-são-jorge.

O caule suculento é um caule aéreo de estrutura modificada. É muito consistente e com interior úmido, capazes de armazenar grandes quantidades de água. São encontradas em plantas como as cactáceas.

Como podemos perceber, a adaptações citadas estão relacionadas com a redução da perda d'água. Portanto, a resposta é a letra e, escassez de água.

Bibliografia:
http://www.coladaweb.com/biologia/botanica/estudo-das-folhas, acessado 10 fev. 2016.
http://www.infoescola.com/citologia/estomatos/, acessado 10 fev. 2016.
https://djalmasantos.wordpress.com/2010/09/20/fotorrespiracao/, acessado 10 fev. 2016.
http://alunosonline.uol.com.br/biologia/plantas-cam.html, acessado 10 fev. 2016.
http://www.colegioweb.com.br/caule-das-angiospermas/tipos-de-caule.html, acessado 10 fev. 2016.
http://www.biomania.com.br/bio/conteudo.asp?cod=1246, acessado 12 fev. 2016.

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